Bem-vindo: Qui Out 24, 2019 02:00

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 12:09 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 07:59
Mensagens: 11086
Cidade: Sao Paulo
Estado: SP
Sam, dei uma olhada na planta explodida que você me enviou e vi é a mesma da Caster 400 5Bi (a antiga). Provavelmente as únicas diferenças são o sistema de trava/destrava do carretel e um rolamento a mais no exio sem fim na Plus. Sendo assim, achei que seria interessante a sequencia de desmontagem do lado da manivela que é a parte que abriga o sistema de fricção da carretilha (para montar, basta fazer o inverso):

  1. Comece a desmontagem desparafusando a tampinha que protege a porca da manivela:
    Imagem
    .
  2. É preciso remover o retentor e arruela antes de remover a porca:
    Imagem

    Imagem

    Imagem
    .
  3. Retire a manivela. Entre a manivela e a estrela tem uma plaquinha (não saiu na foto):
    Imagem
    .
  4. Retire a estrela:
    Imagem
    .
  5. Retire regulador de ponto-a-ponto:
    Imagem
    .
  6. Retire as arruelas (são duas) de pressão (seta preta). A seta vermelha aponta para o regulador de ponto-a-ponto já retirado:
    Imagem
    .
  7. Desparafuse o módulo lateral (muitos chamam de tampa lateral, mas a tampa é outra como verá a seguir). São tres parafusos (setas) que afrouxam mas não se desprendem da tampa:
    Imagem
    .
  8. Separe o módulo lateral do corpo da carretilha:
    Imagem
    .
  9. Desparafuse os parafusos (setas) para soltar a tampa lateral:
    Imagem
    .
  10. Separe a tampa lateral do módulo lateral:
    Imagem
    .
  11. Seta vermelha=tampa lateral; seta azul=antireverso; seta preta=fricção e engrenagem:
    Imagem
    .
  12. Retire o rolamento antireverso e rolete:
    Imagem
    .
  13. Retire o sistema de frição:
    Imagem
    .
  14. Cuidado com micro arruela na base do sistema (é do mesmo tamanho da arruela da porca da manivela):
    Imagem
    .
  15. Os discos de fricção desmontados na sequencia:
    Imagem
    Os discos de material sintético podem funcionar a seco, mas se estiverem dando "soquinhos", pode aplicar graxa teflonada ou, na falta deste, óleo de motor de carro mesmo. Basta uma fina camada espalhada com dedo mesmo.
    .
  16. Cuidado com as molas (são três) de "trava-destrava" do carretel:
    Imagem
    .
  17. A montagem é o processo inverso, mas requer alguns cuidados.
    .
  18. Os pinos do freio centrífugo devem estar na posição fechada.
    Aberta:
    Imagem
    .
    Fechada:
    Imagem
    .
  19. As arruelas de pressão devem ficar na posição concava uma para a outra. Assim () e não assim )(. Por cima das arruelas de pressão vai o regulador de ponto-a-ponto:
    Imagem
    .
  20. Coloque a estrela, plaquinha e manivela:
    Imagem
    .
  21. Coloque a porca de retenção da manivela, arruela e trava. A capinha deve ficar na posição para parafusar. Se o buraco não ficar alinhado, aperte ou afrouxe um pouco a porca.
    Imagem

Como vê, o sistema é bem simples e não há muita coisa lá dentro para quebrar. Espero ter sido útil.

[ ]s.

_________________
Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes.” - Philips Brooks
__Imagem__


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 10:07 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 12:38
Mensagens: 11217
Cidade: Marataizes
Estado: ES
Nome Real: Ricardo
Sun, espetacular essa postagem. Verdadeiro passo-a-passo para quem quizer fazer a manutenção. De forma geral,as carretilhas acompanham o mesmo sistema,diferenciando entre alguns modelos por terem mais peças ou engrenagens um pouco mais complexas.Mas com esse esquema ai, da para se fazer alguma coisa. Eu é que não tenho coragem de desmontar e depois sobrar peças.Em janeiro te levo a carretilha pessoalmente.

_________________
“Insanidade, é fazer tudo igual e esperar resultados diferentes”.
Albert Einstein


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 09:49 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mar 14, 2010 10:42
Mensagens: 213
Localização: Serra Gaúcha - RS
Cidade: Caxias do Sul
Estado: RS
Nome Real: Fernando Simon
A diferença entre a Plus e as anteriores é que o alarme foi desviado mais
pro lado da tampa lateral com uma aspecto mais bonito e eficiente.
Foi modificado o suporte do pinhão que é apenas uma ponte de 2 molas
(antes eram 3 parecendo uma estrela).
E cobrindo o pinhão adicionaram mais um rolamento pra firmar.
O Gatilho foi adicionado em troca do pino de "enfiar" pra liberar o carretel.

Acho tudo isto uma grande evolução numa já boa carretilha, então ficou melhor.
Mas deve ter quebrado algo na catraca da Carretilha do Same.

Tenho o esquema bem grande em alta resolucão que posso enviar se me
passar por MP teu E-mail. pode imprimir um cartaz com ele, assim fica mais fácil.

Aqui tem uma imagem que pode ajudar:
Imagem

Pegue os beiços de um balão de ar de criança e corte colocando apertado sobre
a tampinha e a tampa lateral e nunca mais vai soltar sozinha.
Isto acontece com até as ABUs da vida.
Imagem
Com o tempo esta borracha sintética vai desintegrando (e firmando mais) e então
troque-a. -->>Tem todas as cores. :lol:

[ ]s
ferSimon

_________________
ImagemImagem


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
MensagemEnviado: Ter Jan 12, 2016 01:06 
Offline

Registrado em: Seg Jan 11, 2016 03:27
Mensagens: 1
Cidade: Itaborai
Estado: RJ
Nome Real: Marcelo Boddy
Boa tarde Sun,
Sou calouro no fórum, tenho uma Caster 400 que pretendo fazer a manutenção.
A frissão dela não está muito legal. Drag baixo.
Não consegui visualizar as imagens do passo a passo.
Agradeço se puder publicá-las novamente.


Voltar ao topo
 Perfil  
Responder com citação  
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB