Bem-vindo: Sex Ago 23, 2019 12:50

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2018 09:52 

Estado: SP
Nome Real: Henrique
Bom dia? Preciso de um material que descreva a pesca de praia como esporte, tenho uma reunião amanhã com o Secretario de Esportes e Cultura da minha cidade e preciso apresentar um bom conteúdo a ele, se alguém souber ou tem algo que possa me ajudar agradeço.

Responder com citação  
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2018 01:13 

Nome Real: Orlando Santos
Henrique Toledo escreveu:
Bom dia? Preciso de um material que descreva a pesca de praia como esporte, tenho uma reunião amanhã com o Secretario de Esportes e Cultura da minha cidade e preciso apresentar um bom conteúdo a ele, se alguém souber ou tem algo que possa me ajudar agradeço.

Henrique, aí é complicado.

A pesca é dividida em várias modalidades, e cada modalidade se auto denomina pesca esportiva.

Creio que no Wilkpédia tem algo sobre pesca esportiva, mas a verdadeira pesca esportiva é a que o POVÃO designou, que é a pesca onde se pratica o pesque e solte.
Se analisar sobre este contexto, a pesca que praticamos na praia em competições, não é pesca esportiva.
Mas a competição que o Hasengawua promove em Peruibe, já é pesca esporte, pois os peixes são soltos.
Na minha opinião, é isto que diferencia a pesca esportiva, seja ela praticada na praia ou água doce, se com isca natural ou isca artificial.

Eu amo a pesca de praia, mas na opinião de muitos, não é a pesca esportiva.

Se vou pescar em um pesqueiro, o preço em muitos deles é cobrado da seguinte maneira: se pratico o pesque e solte, será pesca esportiva e o preço é um, mas se vou levar o peixe, então não é pesca esportiva e o preço é outro.

Na minha opinião é impossível definir a pesca de praia como esporte ou não , separada de outras modalidades.
Ela precisa ser definida como um todo.

Aí é que complica

Cada dia a mais, é um dia a menos.

Responder com citação  
MensagemEnviado: Seg Nov 05, 2018 08:10 

De última hora assim de supetão é meio complicado. Para escrever um texto elaborado leva tempo para pesquisar, organizar e estruturar argumentos.

Há alguns anos discutimos o que é pesca esportiva aqui: Pesca esportiva

Segundo a definição do dicionário Michaelis, esporte é:

1. Prática metódica de exercícios físicos visando o lazer e o condicionamento do corpo e da saúde; desporte, desporto.
  2. O conjunto das atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe; desporte, desporto.

Ou seja, a definição nº2 é exatamente o que fazemos quando estamos participando de uma torneio, pois a pesca (inclusive de praia) é um jogo que obedece regras específicas e requer habilidades físicas e cognitivas. De certa forma satisfaz o 1º enunciado, pois visa lazer e o condicionamento do corpo (arremesso, por exemplo). Só não sei se é uma atividade com benefícios físicos do ponto de vista cardiovascular pois são praticas esporádicas para a maioria dos praticantes (é como se fosse jogador de pelada de finais de semana). No tocante à saúde mental, não resta qualquer dúvida.

Henrique, você pode argumentar que PDP tem agremiações em quase todos os estados da federação com litoral que realizam torneios organizados com regras razoavelmente uniformes. Também é verdadeiro a existência de clubes, associações e federações espalhados pelo mundo a fora que realizam torneios com regras específicas.

Responder com citação  
MensagemEnviado: Ter Nov 06, 2018 12:16 

Estado: ES
Nome Real: Renato Maquarte
Sun escreveu:
Só não sei se é uma atividade com benefícios físicos do ponto de vista cardiovascular pois são praticas esporádicas para a maioria dos praticantes

Para muitos pescaria é sinônimo de farra (cachaçada) kkkkkkk

Responder com citação  
MensagemEnviado: Qua Nov 07, 2018 04:40 

Nome Real: de Oliveira E. R.
Sun escreveu:
De última hora assim de supetão é meio complicado. Para escrever um texto elaborado leva tempo para pesquisar, organizar e estruturar argumentos.

Há alguns anos discutimos o que é pesca esportiva aqui: Pesca esportiva

Segundo a definição do dicionário Michaelis, esporte é:

1. Prática metódica de exercícios físicos visando o lazer e o condicionamento do corpo e da saúde; desporte, desporto.
  2. O conjunto das atividades físicas ou de jogos que exigem habilidade, que obedecem regras específicas e que são praticados individualmente ou em equipe; desporte, desporto.

Ou seja, a definição nº2 é exatamente o que fazemos quando estamos participando de uma torneio, pois a pesca (inclusive de praia) é um jogo que obedece regras específicas e requer habilidades físicas e cognitivas. De certa forma satisfaz o 1º enunciado, pois visa lazer e o condicionamento do corpo (arremesso, por exemplo). Só não sei se é uma atividade com benefícios físicos do ponto de vista cardiovascular pois são praticas esporádicas para a maioria dos praticantes (é como se fosse jogador de pelada de finais de semana). No tocante à saúde mental, não resta qualquer dúvida.

Henrique, você pode argumentar que PDP tem agremiações em quase todos os estados da federação com litoral que realizam torneios organizados com regras razoavelmente uniformes. Também é verdadeiro a existência de clubes, associações e federações espalhados pelo mundo a fora que realizam torneios com regras específicas.

2

Responder com citação  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas