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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 10:38 
Dica de limpeza regular de carretilhas e molinetes após as pescarias.
Mas o uso constante e o atrito gera fadiga do material, causando em algumas vezes o travamento do equipamento por falta de lubrificação.
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Assim, a manutenção mecânica deve ser feita no mínimo a cada quatro pescarias. Essa manutenção é desde a desmontagem para lubrificação até a troca de peças como rolamentos, fricção, devanador (passador de linha).

Neste Post daremos algumas dicas de como você deve desmontar sua carretilha/molinete e lubrificá-los.

Material necessário: chave de fenda pequena/média, chave de fenda phillips, alicate de bico, chave fixa (de boca) n.º 8, 9, 10 e 11, produto WD40, aguarrás ou querosene, graxa pouco pastosa, óleo fino e folhas de jornal.
1.º Passo - Abra um jornal em cima da mesa e fixe os 4 cantos do mesmo, com fita adesiva ou um peso qualquer. Isto evitará que o vento ou um toque espalhe as peças dos equipamentos.


2.º Passo - Retire o protetor da manivela em cima do jornal, coloque ao lado como a primeira peça. Retire a manivela e coloque-a ao lado da 1.ª, como a 2.ª peça, formando uma seqüência das peças desmontadas. Vai desmontando peça por peça, prestando atenção como a peça estava colocada, até a última peça. Não esquecer de colocar uma alinhada a outra formando uma seqüência.

3.º Passo - Após desmontar a carretilha/molinete, lave cada peça individualmente com aguarrás (sem cheiro forte) ou querosene. Escorra o excesso do líquido de limpeza e devolva a peça no mesmo lugar da seqüência.
CUIDADO!Não lave a "carcaça c/ aguarás, pois pode remover os adesivos!

Após secas, borrife o produto WD 40 em todas as peças, inclusive na carcaça. Deixe secar ao ar.

4.º Passo - Após secas, lubrifique as engrenagens com graxa pouco pastosa. Em lojas de pesca existe graxa em spray, que pode ser utilizada. Nos rolamentos use duas gotas de óleo bem fino.

Se você quiser uma performance excepcional na sua carretilha, use óleo de turbina de broca dentária, o qual é encontrado nas lojas distribuidoras de material odontológico.

5.º Passo - Para montar o equipamento é só seguir o processo inverso da desmontagem. Pegue a carcaça e inicie o processo de montagem pela última peça da seqüência, terminando com a primeira peça desmontada, ou seja, a fixação da manivela.

Pronto, você fez a lubrificação da sua carretilha/molinete, garantindo uma longa vida no uso de seus equipamentos.
E Ótimas pescarias!!!


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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 05:10 
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Excelete REBELDE!

Quem pesca na praia, deve ter uma noção de manutenção de seus equipamentos. Eu faço a limpeza de todos equipamentos após cada pescaria.

Para turninar os rolamentos de carretilhas, eu uso WD40 mesmo, mas precisa aplicar com uma certa regularidade e sempre antes e apos a cada pescaria.

Eu uso um recipiente largo de cor branca para desmontar as carretilhas. Uma coisa que aprendi depois de muitos erros é NUNCA jogar fora o planta explodida dos equipamentos. Quanto menos esperar, estará precisando dele.

[ ]s.

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Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes.” - Philips Brooks
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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 07:56 
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òtimo para quem tem coragem de se aventurar ou tem aquele molinetinho encostado que se você fizer burrada não perde nada, meu caso.
Vou usa-lo como cobaia para ver se consigo fazer direitinho.
Só que de 4 em 4 pescarias não dá, se não com sol vou ter que fazer isso de 15 em 15 dias. :D :D :D :D

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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 07:57 
Vitor Lopes escreveu:
òtimo para quem tem coragem de se aventurar ou tem aquele molinetinho encostado que se você fizer burrada não perde nada, meu caso.
Vou usa-lo como cobaia para ver se consigo fazer direitinho.
Só que de 4 em 4 pescarias não dá, se não com sol vou ter que fazer isso de 15 em 15 dias. :D



só nao faça com a carretilha... :oops: :oops: :oops: :oops:


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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 09:29 
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Na época que eu pescava na Ilha Comprimda, eu desmontava as carretilhas todas as noites, pois lá eu costumava pescar com água pela cintura e fatalmente as carretilhas tomavam banho durante as pescarias. Ainda sigo esta regra: molhou com água do mar, manutenção é no mesmo dia.

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MensagemEnviado: Dom Nov 28, 2010 09:52 
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MensagemEnviado: Seg Nov 29, 2010 12:53 
FerSimon escreveu:

Muito bom Simon! Esse mapa explidido podia ficar fixo no fórum!
Se ñ for pedir muito, coloca de alguns molinetes também.Tipo, freio dianteiro ou traseiro!


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MensagemEnviado: Qui Jan 06, 2011 09:02 
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Registrado em: Sex Jan 01, 2010 07:59
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Hoje lubrifiquei as carretilhas, passei silicone nas varas e linhas, montei umas 12 chicotes e empatei umas 30 pernadas, preparando os equipamentos para a temporada de pescarias que se aproxima. O video abaixo é de uma carretilha já meio surrada, depois de um trato (limpeza de lubrificação):

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Es3D_AQpVvE[/youtube]

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MensagemEnviado: Qui Jan 06, 2011 11:51 
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Registrado em: Sáb Jan 01, 2011 05:48
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Sun escreveu:
Hoje
lubrifiquei as carretilhas,
passei silicone nas varas e linhas,
montei umas 12 chicotes e empatei umas
30 pernadas...


Produtividade invejavel :O

Parabens :)


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MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 12:08 
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Registrado em: Sáb Jan 01, 2011 05:48
Mensagens: 1550
Localização: Praia Grande/SP
Sempre bem vindo um artigo de como destruir
voce mesmo seu equipamento.

Ha' varias coisas interessantes, mas como
membro senior em desmontar tudo e nem
sempre montar corretamente agrego as
dicas alguns macetes:

1) Destrua seu molinete/equipamente assim que
chegar, zero. A primeira coisa a se fazer hoje pra
aumentar a vida util e' perder a garantia.

Hoje, na industria do consumo, dificilmente voce
encontra um produto que nao tenha sua vida
util encurtada por pequenas sacanagens,
inclusive os produtos de grife, bem carinhos.

Se tu desmonta tudo, com o tempo comeca a
sacar onde estao os pontos fracos dos seus
equipamentos e, pela logica, nao vai estressa-los
neste quesito.

2) Falando de molinetes, recomendo ir contra
as regras e encher a caixa de graxa, e' o que faco
com os meus. Se der uma zebra sem fim e voce
cair na agua, o excesso de graxa nao deixa a
agua do mar entrar. Vale vedar frestas com silicone.

O povo diz que o excesso de graxa e' errado em
rolamentos e outros etc. Isso vale pra ferramentas
que possuem altas rotacoes. Molinete tocado a
manivela nao atinge nem de longe essas RPMs.

Sintonias finas valem se voce quer otimizar o
desempenho, mas isso nao te garante vida longa
e te expoe a riscos em acidentes de percurso.

3) Sempre desmonte e lubrifique o rolamento que
recolhe a linha. Esse material e' sempre exposto
a agua com sal, tem que ser limpo e lubrificado
sempre.

4) Mapas explodidos ajudam, mas sao itens totalmente
obsoletos pra quem tem uma maquina fotografica digital.

No primeiro desmonte do equipamento tire o maior numero
possivel de fotos em varios angulos, aprenda a tirar fotos
macro. Tem horas que nem planta explodida nem, nem
fotos te mostram aquela arruelinha que voce nao viu
cair entre as folhas do jornal. Dai vem a regra numero 5.

5) Compre sempre no minimo 2 exemplares do equipamento
que voce quer.

Na minha ultima "destrua voce mesmo" desmontei os
Orion 5K+ com varias fotos. Nao e' que uma arruela
sobrou na montagem ? Quem me salvou nao foi a planta
nem as fotos, foi o outro exemplar.

Na lida da vida existem varios capitulos, pra fazer
manutencao, antes do equipamento voce tem que ter
ferramentas, aprenda a comprar ferramentas de
qualidade elas valem cada centavo empenhado. Fuja
de kits completos, compre um a um conforme sua
necessidade e compre certo.

---

Depois posto pra nos o relato do desmonte do Orion
5K+ e as evidencias de como "os caras" jogam componentes
chaves pra encurtar a vida do equipamento.

[]s


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