Bem-vindo: Ter Jul 29, 2014 10:40

Todos os horários são GMT

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 12:39 

allan160 escreveu:
Só uma pergunta e quem souber me ajuda.

Comprei um molinete que sua especificação é 0.30-270mt

Quero colocar linha 0.22 ou 0.26

Qual bitola ponho como cama e quantos metros mais ou menos ???

Allan, porque você não usa o método prático explicado até agora!
Não existe nada mas preciso do que a forma discutida. Estas fórmulas todas não dão um resultado preciso, porque ninguém garante a exatidão das bitolas da linha a serem usadas. E a informação escrita no molinete em relação a capacidade de linha, nem se fale.....

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 12:57 

Eu ia dizer o macete que descobri com o
tempo, mas o Barth, ja tinha feito isso.

"
O reserva ficou então com linha mestre + cama.
Temos que inverter enrolando novamente tudo
para o carretel original. Aí fica tudo certo, ou seja:
cama + linha mestra.
"

E' exatamente isso.

Enrole primeiro a sua linha mestra, a que vai
ficar na frente.

Preencha o resto do carretel com qualquer
linha, costumo usar Grilon 0,25mm.

Chegou na boca da bobina ?
Otimo esta tudo ajustado.
Falta agora deixar a linha na posicao correta
com a cama em baixo e a principal em cima.

Isso depende de voce ter uma ou mais bobinas
pra esse molinete, entao:

1) Voce tem mais de uma bobina pra esse
molinete.

Carregue a bobina extra com a linha que foi
carregada anteriormente.

2) Voce tem apenas uma bobina deste molinete.

Voce enrola ela em outro tubo qualquer.
(ficou cama por baixo e a mestra por cima)

Depois volta a enrolar em outro tubo.
(ficou cama por cima e a mestra por baixo)

Em seguida enrola definitivamente no carretel.

E no carretel ficara a cama por baixo e a
mestra por cima ;)

---

E se o caimento da linha nao ficar homogeneo ?

Ai, dependendo do problema voce vai ter que
avancar ou retroceder o carretel com uso de
arruelas ou ainda vai ter que enrolar a linha no
inicio do molinete de tal forma que ela faca
uma imagem inversa a falha de bobinamento
verificada.

E' bem mais trabalhoso que carregar a linha :D

[]s

Editado pela última vez por pdp_gilmar em Qua Mar 16, 2011 12:58, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 12:58 

Estado: SP
glbarth escreveu:
allan160 escreveu:

Allan, porque você não usa o método prático explicado até agora!
Não existe nada mas preciso do que a forma discutida. Estas fórmulas todas não dão um resultado preciso, porque ninguém garante a exatidão das bitolas da linha a serem usadas. E a informação escrita no molinete em relação a capacidade de linha, nem se fale.....

Perfeito Georg! Além da imprecisão dos dados do fabricante dos molinetes e das linhas, a fórmula não considera o vão existente entre as voltas da linha... aliás, até a diferença na pressão durante o enrolamento pode gerar uma discrepância entre uma "enrolada" e a outra.

As fórmulas dão uma estimativa, mas o mais preciso é o método de enrolar a linha principal e a cama por cima, invertendo depois.

Se quiser tem um calculador de cama online: http://www.naclinho.com/capacidade/capacidadedelinha.html

Planilha: https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AmUHDDnnRM1tdG03ejBzemFnXzhwYlBoajlCcC04OXc&hl=pt_BR&authkey=CJrDiroI

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 12:59 

glbarth escreveu:
alexandre escreveu:
pois é, eu ja pensei em fazer assim, encher uma bobina e depois passar para outra, mais e a outra bobina reserva? se nao tiver outro metodo vai ser no olhometro mesmo...

sobre passar para uma pet, o que eu tenho medo é de a linha ficar muito torcida, nao tem esse perigo?

Veja o esboço rápido abaixo

desenho superior: linha saindo de forma paralela entre dois carretéis, como duas carretilhas, não torcem a linha.

desenho inferior: linha saindo de forma frontal do carretel, como se fosse um um molinete, torce a linha.

Basta, manter o enrolamento conforme o desenho superior e não terá problemas. Tomar cuidado nisso.

Imagem

entao pelo q entendi desse desenho quem usa molinete nao tem como nao torcer a linha ao passar para um tubo de pvc/pet certo? ajuda aí q ainda estou enrolado...

edit: e se eu passar do molinete para uma carretilha, e depois passar da carretilha de volta para o molinete? to perguntando pq ao invez de eu enrolar na pet eu enrolaria na carretilha q tenho aqui e n uso..

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 01:14 

alexandre escreveu:
glbarth escreveu:
alexandre escreveu:
pois é, eu ja pensei em fazer assim, encher uma bobina e depois passar para outra, mais e a outra bobina reserva? se nao tiver outro metodo vai ser no olhometro mesmo...

sobre passar para uma pet, o que eu tenho medo é de a linha ficar muito torcida, nao tem esse perigo?

Veja o esboço rápido abaixo

desenho superior: linha saindo de forma paralela entre dois carretéis, como duas carretilhas, não torcem a linha.

desenho inferior: linha saindo de forma frontal do carretel, como se fosse um um molinete, torce a linha.

Basta, manter o enrolamento conforme o desenho superior e não terá problemas. Tomar cuidado nisso.

Imagem

entao pelo q entendi desse desenho quem usa molinete nao tem como nao torcer a linha ao passar para um tubo de pvc/pet certo? ajuda aí q ainda estou enrolado...

edit: e se eu passar do molinete para uma carretilha, e depois passar da carretilha de volta para o molinete? to perguntando pq ao invez de eu enrolar na pet eu enrolaria na carretilha q tenho aqui e n uso..

Enrolar a linha com o molinete sempre dá torção, é inevitável.
No entanto você pode passar a linha do molinete para o primeiro pet, depois passar alinha do pet para outro pet, sem torção, basta fazer com que a linha saia como se fosse de uma carretilha. Na hora de passar novamente para o molinete não tem jeito..... este é o ponto negativo dos molinas.
Mas não se preocupe muito com isso não, você vai torcer a linha de qualquer maneira durante a pescaria ..

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 01:19 

valeu glbarth. eu to pensando seriamente em passar somente a principal para a carretilha, botar mais um pouco de cama e depois voltar a principal para o molinete, para encher mais.

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 01:20 

Sun escreveu:

Perfeito Georg! Além da imprecisão dos dados do fabricante dos molinetes e das linhas, a fórmula não considera o vão existente entre as voltas da linha... aliás, até a diferença na pressão durante o enrolamento pode gerar uma discrepância entre uma "enrolada" e a outra.

É isso mesmo Sun, não comentei antes, mas é a mais pura verdade tua citação. ....... fórmulas nos dão estimativas.

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 01:30 

allan160 escreveu:

Use o esquema que o Barth com o carretel reserva ou com a garrafa pet.
Como eu faço: enrolo 300m de linha 0,25mm no carretel emendo com nó numa linha 0,30mm barata (Grilon, Dourado ou similar), e completo o enchimento do carretel. Faço a inversão do carretel reserva para o outro. O reserva uso o mesmo processo dessa vez usando a garrafa pet.
Dependendo da bitola da linha principal pode usar cama até 0,35mm, porém não aconselho a usar uma diferença de bitola muito grande entre a cama e a principal, isso pode acarretar problemas na acomodação da linha fazendo uma enrolaçao de linha defeituosa.

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 02:59 

pronto... terminei a odisséia agora... completei o carretel com linha da cama (dourado 0,30) chuto q pegou ums 70 metros.. daí passei a cama para seu carretel original (tubao de 250gramas), feito isso, passei toda a linha principal para uma carretilha, daí voltei aquela linha dourado para o molinete para completar a cama e foi só voltar a linha principal da carretilha para o molinete.. ufa. :? mais ficou bom, bem na bordinha... :D

obrigado a todos pela ajuda valiosa, em espcial o glbarth.

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 03:29 

Estado: ES
Nome Real: Ricardo
Se não quiserem ou não tiverem paciencia para muitos calculos, utilizem a ferramenta abaixo.Eu sempre aplico a tabela e da certo.
http://www.naclinho.com/capacidade/capa ... linha.html

Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT