Bem-vindo: Qua Jul 30, 2014 11:15

Todos os horários são GMT

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2011 08:22 

amigos, tenho uma curiosidade em saber se realmente um caniço quebrado
e bem consertado pode sim ainda ser muito proveitoso ou me engano?

vejo várias vezes relatos dando conta que se perde a confiança etc...etc.....

como ainda não passei por éssa situação ou seja, já tive caniço quebrado

mais passei adiante e hoje tenho éssa duvida.

valeu galera.

MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2011 08:30 

Haroldo nunca pesquei com um caniço remendado, sempre que tive a infelicidade de quebrar algum caniço consegui substituir o pedaço por outro.
Caso não conseguisse, acho que não confiaria na emenda não.
Valeu!!!

MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2011 08:52 

Estado: SP
Haroldo,

acho que depende da forma como quebrou e da parte da vara também.

Imagem

Se for bem na ponta e a quebra for transversal não vejo problemas: já aproveita e coloca um ponta-agulha de carbono maciço e pode até ficar melhor que original.

No ano passado tive 3 varas quebradas, sendo que apenas 1 vara foi recuperada, justamente a que quebrou na transversal e na parte proximal (base) do estágio de ponta. Consertei-a colocando um enxerto (com pedaço de uma das varas quebradas) por dentro da outra vara quebrada. Usei resina epoxi flexível por dentro e fiz amarração com várias camadas de linhazita, aplicando novamente com a mesma resina. Ideal teria sido uma manta de carbono. Dei uns arremessos no seco e aparentemente ficou boa, mas é um caniço de reserva e nunca mais usei (só por que fiquei com dó de jogar fora).
Imagem

Agora, se a quebra foi no sentido longitudinal ou em espiral, o negócio já fica complicado, assim como o estágio do meio. Um exemplo:
Imagem

Provavelmente irei pescar neste final de semana. Vou aproveitar e testar o caniço. Será "vai ou racha", mas acho que será mais para racha mesmo. Exceto a quebra na parte da ponta e sua substituição por ponta de carbono, acho difícil confiar na vara remendada.

[ ]s.

MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2011 10:52 

haroldo pergunte para a loja ou para o cara que concertou se ele da garantia, se der, senta o braço, se nao, o serviço nao presta. carbono é foda cara, ele nao empena, nao trinca, quebra de vez.

o botelho aí do RJ é muito bem falado no concerto de varas.

MensagemEnviado: Qui Mar 31, 2011 11:49 

Estado: ES
Nome Real: Ricardo
Haroldo, veja lá no tópico em que discutimos pampos e sernambiquaras, eu coloquei a foto de uma vara Daiwa que eu só uso para esse tipo de pescaria, pesada.Pois bem, essa vara,certa vêz,escapuliu da minha mão e bateu na ponta da pedra,quebrando.Eu mesmo fiz o conserto,enxertando com um retalho de vara de carbono e passando araldite e mais a amarração externa. Eu continuei usando a mesma vara no mesmo tipo de pescaria ate hoje e ela nunca negou fogo.Já a coloquei com um molinete e meti o braço e nem chorou.Tudo depende muito da qualidade do conserto. Um detalhe: quebrou? não acerte as extremidades quebradas com serrote para ficar mais bonitinha,pois ai vc. ira inutilizar a vara,pois sendo cônica,as emendas não vão combinar.

MensagemEnviado: Sex Abr 01, 2011 01:07 

conheço bem o botelho já fiz vários serviços com ele.
na verdade não estou com nenhum caniço quebrado éra só curiosidade mesmo.

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT