Bem-vindo: Ter Jul 29, 2014 04:45

Todos os horários são GMT

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 09:50 

Estado: CE
Domingo passado pescando no Porto das Dunas pude constatar um fenômeno que vem ocorrendo desde umas três semanas pra cá, no litoral de Fortaleza e algumas praias do interior, alguns peixes mortos na beira da praia (Salemas, Carapebas, Golosas, etc.) Muitos achavam que eram as redes de pescadores de camarão, e que os próprios descartavam os peixes, mas acredito que a causa disso é a chamada FAN, (floração de algas nocivas) em alguns estados tem-se a maré vermelha, outros como aqui temos a maré marrom, o que há de comum, é a proliferação desenfreada de algas microscópicas consumindo o oxigênio da água e jogando altas taxas de veneno no meio, matando os peixes, e invertebrados em geral. No caso daqui, semana passada caiu a segunda maior chuva do ano, fazendo com que os rios despejassem milhares de metros cúbicos de matéria orgânica no mar, agravando ainda mais o problema. Quando cheguei ao velho Porto as 06h00min a água não estava tão marrom assim, puder fisgar ainda sete exemplares entre pequenos e médios, mas quando deu exatamente 09h20min começou a ventar muito forte, parecia um começo de tempestade, o vento chega assobiava! Fiquei surpreso com tanta ventania já que agora é que estamos em maio, então veio à surpresa! Os protagonistas começaram a aparecer grudados na minha linha! Haja Sargaços fazendo peso na minha linha. Logo de cara vi alguns pescadores recolhendo a tralha, o meu amigo Márcio André foi um dos primeiros, mas como sou teimoso demorei mais um pouco, mas logo me convenci de que essa combinação de: Sargaços, ventos fortes e muito arrasto, é peixe bem longe do anzol! Ainda assim devemos dar graças a Deus por esse desequilíbrio ecológico não ter tido grandes proporções como no caso da Baía de todos os Santos, Lagoa Rodrigo de Freitas, etc. Alguém por aqui já presenciou este fenômeno?
Em tempo: Em casos extremos nunca comer peixes pescados nestes ambientes, pois as consequências poderão ser graves.

“Na Pesca de Praia tudo é relativo: Quando eu pesco um bagre sou um pescador ambientalista: Pesco, fotografo e solto. Quando eu pesco um Pampo sou um pescador egoísta: Pesco, fotografo e coloco na panela."

Editado pela última vez por Eugenio Soares em Ter Mai 29, 2012 10:02, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Ter Mai 29, 2012 09:58 

Estado: PB
Nome Real: Fabricio Prado
Eugênio aqui tb tem este fenomeno, chamamos de manta marrom, o mais interessante é que ela aparece quando tem muita chuva ou quando a temperatura da água cai, o que vc disse tem razão. Aqui aparecem muitos bagres mortos e salemas que acredito ser a este fenomeno, pois se vê nos peixes nenhuma marca de redes eu ataques de predadores.

https://www.facebook.com/paraibapescaoficial

MensagemEnviado: Qua Mai 30, 2012 08:45 

Estado: RJ
Nome Real: Wanderson
Não sei bem, mas no dia que pisei em um bagre em Lagoa Doce tinha muitos peixes mortos na praia, agora não sei se aconteceu o mesmo aqui ou se foi redes na beira do mar, já que nesta região como Lagoa Doce e Praia das Neves são várias redes na beira capturando os peixes e atrapalhando nossas pescarias.

MensagemEnviado: Qua Mai 30, 2012 04:02 

Estado: ES
Nome Real: Ricardo
Ontem,no "bom dia", fiz um comentario a respeito da ausencia de peixes em nossas praias.A tardinha,estava conversando com um amigo que costuma pescar la em cima no rio,atras de robalos, ele me disse que a usina de alcool/açucar aqui da região estava despejando o temivel vinhoto nas aguas do rio, ao realizar a lavagem dos tanques. Essa era uma pratica antiga,não so aqui mas em todo o Brasil,mas que estava paralisada por conta das constantes fiscalizações dos orgãos ambientais. A ser verdade esse fato, comprova-se que não esta havendo qualquer fiscalização sobre os poluidores do meio ambiente e isso desagua,literalmente, em nossas praias.Acredito que o mesmo esteja acontecendo na região dos amigos de Campos e tambem do NE.

MensagemEnviado: Qua Mai 30, 2012 10:27 

Eugenio,já presenciei este fenômeno por duas vezes na Praia do Foguete em Cabo Frio.
Realmente é impossível pescar.

MensagemEnviado: Qua Mai 30, 2012 11:20 

Matéria abaixo:

http://www.gp1.com.br/noticias/peixes-a ... 51553.html

MensagemEnviado: Qui Mai 31, 2012 12:33 

:o :o :o :o :o
Vamos pescar em água doçe galera, kkkkkkkkkkkkkkk
E domingo tem competição...
O que fazer com os peixes pescados então...?

MensagemEnviado: Qui Mai 31, 2012 02:51 

Estado: CE
Denylson escreveu:
:o :o :o :o :o
Vamos pescar em água doçe galera, kkkkkkkkkkkkkkk
E domingo tem competição...
O que fazer com os peixes pescados então...?

Aí no caso Denylson , tem que obedecer aquela velha máxima com mais alguma coisa: Pesque, fotografe, meça, pese e solte!!! Já pensou o pescador pegar um Pampo de uns 5 quilos e ter que soltar? Se comer corre o risco de passar dois dias seguidos no trono, acometido da famosa diarreia!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol:

“Na Pesca de Praia tudo é relativo: Quando eu pesco um bagre sou um pescador ambientalista: Pesco, fotografo e solto. Quando eu pesco um Pampo sou um pescador egoísta: Pesco, fotografo e coloco na panela."

MensagemEnviado: Qui Mai 31, 2012 07:43 

Bom, como sei que não vou pegar pampo de 5Kg pois a competição é barra leve estou tranquilo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT