Bem-vindo: Sex Nov 28, 2014 12:32

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Mai 18, 2010 06:41 

Estado: SP
Nome Real: Orlando Santos
Alguém poderia postar qual seria a melhor maneira para congelar o camarão ?

Em época de defeso não temos nas peixarias camarão que seja bom para ser usado como isca, e aí o jeito é fazer um estoque.
Creio que o próprio pescador congelá-lo, é mais garantido do que comprar já congelado.
Agradeço a quem tiver boas dicas.

Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.

Eleanor Roosevelt

MensagemEnviado: Ter Mai 18, 2010 07:53 

Paizao,

já congelei camarão de diversas formas:

• Do jeito que foi comprado.
  • Sem a cabeça.
  • Sem a casca, sem a cabeça, completamente limpa.
  • Com sal grosso

Para ser sincero, já tive resultados excelentes e fracasso total com as formas acima mencionadas de congelamento. Atualmente, congelo do jeito que vem, sem muita manipulação, com salgrosso entre uma camada e outra. O uso de sal grosso imediatamente antes de ir para o freezer impede que os camarões fiquem grudados nos outros (esta dica aprendi com um amigo de Paraíba), facilitando retirada de pequenas porções. Um detalhe: camarão não fica salgado. Uma coisa que faço questão é frescor, o suficiente para comer como sushi ou cebiche.

Eu também gostaria de aprender uma boa dica para congelar o camarão.

[ ]s.

MensagemEnviado: Ter Mai 18, 2010 08:12 
Sun escreveu:
Paizao,

já congelei camarão de diversas formas:

• Do jeito que foi comprado.
  • Sem a cabeça.
  • Sem a casca, sem a cabeça, completamente limpa.
  • Com sal grosso

Para ser sincero, já tive resultados excelentes e fracasso total com as formas acima mencionadas de congelamento. Atualmente, congelo do jeito que vem, sem muita manipulação, com salgrosso entre uma camada e outra. O uso de sal grosso imediatamente antes de ir para o freezer impede que os camarões fiquem grudados nos outros (esta dica aprendi com um amigo de Paraíba), facilitando retirada de pequenas porções. Um detalhe: camarão não fica salgado. Uma coisa que faço questão é frescor, o suficiente para comer como sushi ou cebiche.

Eu também gostaria de aprender uma boa dica para congelar o camarão.

[ ]s.

AMIGOS

"""Apesar de vcs terem feito pouco caso do meu camarão""""(BRINCADEIRA)..eu congelei quase 1 kilo de camarão para nosso fim de semana o qual usei com o fabricio na quinta feira e deu bom resultados com os bagres e com as betaras...

na sexta na praia nao deu resultado..mas estava congelado do mesmo jeito...

sabado e domingo nao testamos pois vcs levaram as iscas de vcs entao sem testes...

bom...

ressumindo...

nesta epoca...(digo em maio) o camrão congelado no defeso nao deu resultado algum na praia...tanto na pescaria realizada com o SUN no inicio do mês..e neste nosso encontro...parece coincidencia ou não...mas o camarão entrou no defeso..os peixes tambem nao querem comer camarão..

penso eu que....

com o defeso..os pescadores de camarão nao vão pro mar pra pesca entao a mais oferta de camarão para os peixes...

quando fora do defeso os pescadores tiram das águas do mar uma boa quantidade camarão pra consumo humano então os peixes passam a atacar as iscas de camarão...

entao acho que nao é uma questão de congelamento e sim a velha lei do comercio...a lei da oferta e da procura...

desculpe-me ferir um pouco o tema mas foi algo que possivelmente poderiamos discutir num proximo topico relacionado ao camarão...

um abraço a todos

MensagemEnviado: Qui Mai 20, 2010 08:30 

Ola Paizão.
No defeso eu migro um pouca para as lulas e sardinhas ou os tatuís que aparecem nas praias do Rio nesta época do ano, ou o camarão de cativeiro (não gosto muito porque não obtenho resultados satisfatórios com ele).
Já tentei congelar o camarão fresco que compro ainda vivo na Ilha da Madeira de várias formas, todas a que o Sun falou, e congelado em potes com água do mar, individual enrolado em papel aluminio.
Todos só dão bons resultados por 15 dias depois, não sei porque a produtividade baixa.
Se alguém couber de uma forma mais duradoura me diga, também estou louco para aprender.
Um abraço.

MensagemEnviado: Qua Jun 16, 2010 11:23 

Amanhã eu vou para Caraguá. Durante o dia eu pescarei, e a tarde vou esperar os pescadores para comprar camarão o mais fresco possível, com a finalidade de fazer experiência de congelamento.

Vou fazer como o ensinado pelo pescador Carlos Lyra no forum Pesca de Praia do site Pescaki, como explicado abaixo:

Eu já apanhei muito mas aprendi !
Comprar o camarão o mais fresco possivel , de preferencia sem sulfite , corta-se a cabeça com tesoura e vai colocando em escorredor para ir secando !
Coloca-se naqueles saquinhos zipados (custa 6.00 o cento ) a porção do dia , coloca-se os varios saquinhos dentro de topwer retangular para ficar bem acomodado e .... freezer !
Não lavar em agua doce !
Foi a melhor maneira que achei e outros também gostaram !
Abrs

E também fazer como ensinado por um amigo de clube, que me garantiu que fica ótimo:

Compra camarão o mais freco póssível e depois de tirado a cabeça , lavá-los em água do mar. Após isto feito, guardá-los em porções de não mais que 10 camarões em saquinhos de papel alumínio no freezer.

Vou deixá-los uns dois meses no congelamento, e depois verei qual foi o resultado.

Eleanor Roosevelt

MensagemEnviado: Sex Jun 18, 2010 06:45 

Estado: CE
Boas dicas galera. Mas isso tudo se aplica somente a congelamentos por longo tempo ou serve também para congelamentos de um dia para o outro, que é o meu caso??
Pergunto isso porque não sei se vale a pena o trabalho desse tipo de acondicionamento para congelamentos das 22 horas de sexta-feira até as 5 horas do dia seguinte.

MensagemEnviado: Sex Jun 18, 2010 07:12 

marcioandre escreveu:
Boas dicas galera. Mas isso tudo se aplica somente a congelamentos por longo tempo ou serve também para congelamentos de um dia para o outro, que é o meu caso??
Pergunto isso porque não sei se vale a pena o trabalho desse tipo de acondicionamento para congelamentos das 22 horas de sexta-feira até as 5 horas do dia seguinte.

Marcio

É para pelo menos a duração do defeso. Usamos muito a espécie sete barbas e o defeso dura uns três meses, então devemos ter uma boa quantidade de camarão armazenado.
É óbvio que estes camarões que comprei são para fazer teste sobre a melhor maneira de congelamento.
A intenção é usá-los somente após uns 2 meses.

Eleanor Roosevelt

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas